No texto de hoje, avaliamos dois cartões de crédito emitidos por fintechs. Primeiro, o cartão Banco Original Internacional e, depois, o cartão pré-pago Super Digital. Esses são cartões não só diferem entre si, mas também diferem nas modalidades de crédito.
Os cartões do Banco Original, de forma geral, são em sua grande maioria lembrados por conta dos seus programas de cashback. Já o Super Digital, é um cartão pré-pago – uma modalidade diferente de crédito, que também abordaremos ao longo do texto.
Então, se você quer conhecer esses cartões e suas principais características, não perca uma linha sequer de nosso texto, para ficar bem informado e escolher o melhor para o seu perfil de consumidor.
CARTÃO BANCO ORIGINAL INTERNACIONAL | CARTÃO SUPER DIGITAL | |
---|---|---|
ANUIDADE | GRATUITA | GRATUITA |
RENDA MÍNIMA | NÃO INFORMADA | NÃO EXIGIDA |
CONSULTA | REALIZA ANÁLISE DE CRÉDITO | NÃO REALIZA ANÁLISE DE CRÉDITO |
BANDEIRA | MASTERCARD STANDARD | MASTERCARD PRÉ-PAGO |
Qual o melhor cartão: Banco Original Internacional ou Super Digital?
Cartão Banco Original Internacional
O cartão de crédito Banco Original Internacional – que é o cartão sobre qual discutiremos nesse texto –, é o cartão de entrada da instituição. Portanto, o Banco Original não garante muitos benefícios para esse cartão.
Diferente das versões de melhor padrão do cartão, ele não acompanha o grande destaque do Banco Original, em termos de cartão de crédito – o seu programa de cashback. No entanto, é natural que ele acompanhe alguns benefícios e condições especiais, oferecidas pelas instituições responsáveis pelo serviço.
Isso acontece porque, como muitos outros cartões emitidos por fintechs, seus benefícios fazem uma “progressão” de acordo com a melhoria da bandeira de cada cartão.
Naturalmente, quanto mais benefícios são oferecidos para um cartão, maior serão também, algumas de suas condições, como anuidade, por exemplo. No caso do Internacional, ele é totalmente livre de tal taxa de manutenção de serviço.
O Banco Original é uma fintech – uma instituição financeira digital –, e por isso, trabalha com essas características. A instituição é muito bem vista no cenário e tem uma base sólida de clientes, atuando no mercado nacional desde 2008.
E também não podemos deixar de falar dos outros critérios do cartão; sua renda mensal mínima exigida não é informada, na página oficial de informações sobre o cartão, mantida pelo Banco Original.
Ademais, a instituição realiza uma análise do perfil de crédito do solicitante. Além de definir o limite de crédito ao qual o titular do cartão terá acesso, no total, o procedimento, também, será o fator decisivo na hora de aprovar ou não, uma solicitação de cartão.
Outro detalhe é que ele é o mais brando dos processos realizados pelo Banco Original – que coloca critérios mais rígidos, à medida que subimos na qualidade do cartão.
Quanto à bandeira do cartão, esse é um cartão Mastercard Standard. Essa é a mais simples variante oferecida pelo Mastercard, que oferece aos seus clientes, apenas o seu pacote básico de serviços.
Eles são:
- Cobertura Internacional;
- Ofertas especiais Mastercard;
- Mastercard Global Service;
- Mastercard Surpreenda.
O único destaque é, realmente, o Mastercard Surpreenda, que é o programa de relacionamento do Mastercard. Esse é um programa de pontos, por meio do qual você acumula 1 ponto por compra realizada com seu cartão Mastercard – independente do valor.
Dessa forma, você poderá trocá-los por produtos, oferecidos por meio de ofertas e promoções especiais, do tipo “pague 1 leve 2”, grande destaque do programa e motivo pelo qual ele é famoso.
Para conhecer mais a fundo as condições oferecidas pelo programa, visite o site oficial do Mastercard – que não só mantém a plataforma do programa, como também traz uma série de informações sobre o mesmo.
Além disso, o cartão oferece, por meio do seu uso conjunto com a conta digital Original – assim como no caso da maioria das fintechs –, uma série de possibilidades. Entre elas, entendemos que os serviços que se destacam são:
- Cartão de crédito virtual;
- Acesso à “Original Store” – loja virtual do Banco Original, com condições especiais de compra nos parceiros, além de dar cashback em todas as compras;
- Até 10 cartões de crédito adicionais;
- Reposição instantânea de limite de crédito, após o pagamento da fatura.
Pontos positivos do cartão Banco Original Internacional sobre o cartão Super Digital
Destacamos que, posto que ambos os cartões são de diferentes modalidades de crédito, não esperamos, realmente, que eles possam ser comparados – especialmente, no que diz respeito a benefícios.
Contudo, uma vez que o cartão Banco Original e o cartão Super Digital são serviços mais minimalistas, eles não apresentaram tanta discrepância assim, quando colocados lado a lado.
No caso do Banco Original, as seguintes condições se destacam:
- Compras com condições especiais na Original Store;
- Possibilidade de parcelar suas compras e fatura.
Cartão Super Digital
A Super Digital, assim como o Banco Original, é uma fintech, que oferece uma conta digital e outros serviços financeiros, por meio da mesma.
A empresa foi criada ainda em 2012, sob o nome “Conta Super”, tendo sido adquirida ainda em 2017, pelo Banco Santander – um dos mais famosos bancos privados brasileiros –, quando teve seu nome alterado para “Super Digital”.
No entanto, é importante que nos atentemos ao fato do seu cartão de crédito ser um cartão pré-pago e não um cartão “convencional”. Isso quer dizer que, diferente do tradicional – onde você usa o cartão e, ao final do mês, recebe uma fatura –, com um cartão pré-pago, você precisa, antes de usar o cartão, carregá-lo com um valor.
Para entender melhor como esse serviço funciona, uma analogia que pode funcionar, é pensar na modalidade como um chip de celular pré-pago; você faz uma recarga, usa até acabar seu saldo, faz outra recarga, etc.
E claro, essa modalidade de crédito traz consigo vantagens e desvantagens. As principais vantagens são:
- Basta solicitar/contratar o cartão para tê-lo – não é necessário comprovar renda, nem passar por análise de crédito (o que quer dizer que você não precisa ter um bom score e pode, inclusive, estar negativado);
- Mais seguro do que dinheiro vivo;
- Oferece um maior controle de gastos do que um cartão de crédito convencional.
Essas vantagens, sem sombra de dúvidas, atraem muitas pessoas. Todavia, as desvantagens afastam, igualmente, pessoas; as principais são:
- Não é possível realizar compras parceladas, tampouco faturas;
- Em geral, esses cartões não oferecem um programa de relacionamento.
E prosseguindo para as características do cartão, ele é totalmente livre de taxa de manutenção mensal (anuidade). Esse é um ponto no qual muitos pré-pagos divergem – geralmente, quando um cartão acompanha alguma condição especial ou programa de relacionamento, eles possuem esse tipo de taxa.
Mas, como esse não é o caso do cartão Super Digital, ele está dentro do que acabamos esperando, sem programa de relacionamento e sem anuidade. Quanto à bandeira, ela é Mastercard, na variante Pré-Paga.
Essa variante é comum para os cartões dessa modalidade, não mudando muito de um cartão para o outro. Ela não oferece grandes benefícios, se contendo em oferecer o pacote básico de serviços do Mastercard.
Mas, naturalmente, dada sua modalidade de crédito, o cartão traz consigo algumas vantagens para o seu uso, em especial, quando usado em conjunto com sua conta digital. Destacamos:
- Cobertura Internacional;
- Cartão virtual – com até 10 cartões virtuais;
- Sem consulta ao SPC e/ou Serasa;
- Mais segurança e praticidade do que o dinheiro vivo;
- Oferece mais controle de gastos do que um cartão de crédito pós-pago;
- Aplicativo do Super Digital, para acompanhar os recursos e funcionalidades de sua conta digital e cartão pré-pago;
- Acesso às ofertas especiais com os parceiros do Mastercard.
Pontos positivos do cartão Super Digital sobre o cartão Banco Original Internacional
Como colocamos anteriormente, ambos os cartões não apresentam muita discrepância entre si – o que torna, de certa forma, válida nossa comparação, uma vez que são de diferentes modalidades de crédito.
No caso do Super Digital, destacamos:
- Vantagens de ser um cartão pré-pago – sem necessidade de passar por análise de crédito ou comprovar renda;
- Mais controle de gastos.
Pontos em comum entre o cartão Banco Original Internacional e o cartão Super Digital
Os cartões possuem poucos detalhes em comum – embora essa afirmação possa soar estranha, já que os serviços possibilitados por eles possuem diversas semelhanças.
No entanto, os cartões em si são muito diferentes, o que acontece é que, por serem cartões minimalistas, eles acabam sendo relativamente parecidos. Contudo, algumas condições são, realmente, características comuns entre eles; assim, destacamos as seguintes características:
- Cartões livres de anuidade;
- Poucos benefícios oferecidos pela bandeira;
- Cartões minimalistas;
- Necessário possuir uma conta digital na instituição de interesse, para estar apto a solicitar o cartão;
- Oferecem cartões virtuais.
Qual a melhor escolha?
Entre o cartão Banco Original Internacional e o cartão pré-pago Super Digital, não há, realmente, uma melhor opção.
Ambos focam no mesmo público: pessoas com interesse em um serviço desburocratizado, simples e prático. Entretanto, um detalhe nisso pode ser uma boa “pista” para decidir qual dos cartões é a melhor opção para você: são cartões de diferentes modalidades de crédito.
E como são cartões que, em geral, tem seus serviços finais muito semelhantes, é possível que você escolha um deles de acordo com a sua preferência, no que se refere às suas modalidades de crédito.