O Banco Central decidiu postergar para o dia 29 de outubro a terceira fase do open banking. A decisão de adiar veio após pedidos de bancos e fintechs para terem mais tempo de adequar seus sistemas às mudanças que virão durante os próximos meses.
De acordo com uma nota emitida pelo Banco Central, a fase de testes de verificação de quais instituições financeiras estão prontas para mudanças, ainda não acabou devido a falta de alguns ajustes, como, por exemplo, falta de especificações técnicas.
O Banco Central reafirmou o compromisso de que o open banking alcance o seu compromisso com os seus clientes, para que possam fazer transações bancárias de forma segura e efetiva.
Este fato, na prática, permite aos clientes fazerem transações com outras instituições bancárias, além de poderem compartilhar seus extratos bancários, fazerem transferências e mais.
De acordo com João Manoel Pinho de Mello, que é o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, nesta terceira fase, as instituições financeiras realizarão meios de facilitar as transferências por Pix.
Além disso, também será possível o compartilhamento do serviço de iniciação de crédito e transação de pagamento e o encaminhamento de proposta de operação de crédito entre instituições financeiras.
Isso significa que o cliente poderá autorizar uma instituição bancária a realizar pagamentos em seu nome e um correspondente bancário a fazer propostas de crédito para o banco escolhido pelo cliente.
É importante ressaltar que essa terceira fase se divide em etapas, as quais acontecerão em dias diferentes, conforme descrito no cronograma apresentado abaixo:
- No dia 29 de outubro: serão liberados os pagamento facilitados com PIX;
- No dia 15/02/22: essa data contempla os pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição;
- Já em 30/03/2022, será liberado o encaminhamento para proposta de crédito para o banco escolhido.
- 30/06/22: essa data abrangerá os pagamentos com boletos;
- 30/09/22: aqui, os pagamentos com débito em conta serão iniciados.
Em relação às propostas de crédito (o que inclui empréstimos e financiamentos), os clientes poderão encaminhá-las a várias instituições diferentes ao mesmo tempo, de modo que assim aumente suas chances de conseguir a aprovação.
Fica claro que, após a implementação da fase três, será mais fácil realizar comparações de propostas de crédito, taxas, juros e etc.
A segurança das transações será priorizada, pois o compartilhamento de informações relativas à vida financeira do cliente só poderá acontecer mediante a autorização do mesmo.
Caso queira, o usuário poderá realizar o cancelamento a qualquer momento.
A primeira fase do open banking teve início no mês de fevereiro de 2021, e seu primeiro serviço foi o compartilhamento de informações sobre os produtos oferecidos por diferentes instituições financeiras.
Já a segunda fase teve como objetivo compartilhar informações dos consumidores e teve início no dia 13 de agosto.
Ainda terá uma quarta fase, a qual está prevista para começar no dia 15 de dezembro.
Nesse momento, será possível compartilhar dados como investimentos, seguros, operações de câmbio e previdência complementar aberta.
Leia também: 3 dicas para começar a investir pelo Banco Inter; Confira!