Cartão de crédito é realmente uma delícia. Você compra o que quiser, passa o cartão e nada acontece de forma imediata na sua conta bancária.
Como a cobrança só foi feita alguns dias depois, a sensação de gasto se diluiu. O problema é o seguinte: A fatura.
Inesperadamente, você percebe que, se somar, as pequenas compras – 30, 40, 50 Reais – se tornam um enorme montante.
Se você possui e usa um cartão de crédito, esteja ciente de que você é 100% responsável por ele e que é essencial entender as regras do jogo com este produto.
Infelizmente, uma parte muito grande da população ainda não sabe usar corretamente o cartão de crédito, isso é, sem cair em armadilhas e interesses abusivos.
5 erros comuns na hora de usar o cartão de crédito
A boa notícia é que os erros na hora de usar o seu cartão de crédito podem sim ser evitados. E é isso que nós viemos te contar hoje.
Siga fazendo a leitura que vamos te mostrar quais são os 5 erros comuns na hora de usar o cartão de crédito, logo abaixo!
1 – Se iludir achando o cartão é uma renda extra
Utilizar o seu cartão como um complemento da renda é um erro muito grande. Você utilizar com responsabilidade significa gastar menos do que você ganha de jeito que não comprometa as suas finanças.
2 – Pagar o valor mínimo da fatura
Uma cilada muito grande do cartão de crédito é pagar somente o valor mínimo da fatura. Quando escolhemos por essa opção, pagamos somente 15% da fatura e o restante vai entrar no crédito rotativo.
Ou seja, no próximo mês terá que pagar o que ficou faltando. Já consegue ver a bola de neve se formando?
3 – Pagar a fatura depois do vencimento
Quando não pagamos a conta no dia correto, os juros sobem com o atraso, então tente pagar dentro do prazo para economizar juros.
4 – Perder o controle sobre seus gastos
Uma das maiores armadilhas é gastar sem saber quanto pode ou quanto já gastou, na verdade é uma maneira simples de se endividar com um cartão de crédito. Você pode gastar e acompanhar todas as compras realizadas para ver quanto gastou.
5 – Ter mais cartões de crédito
Muitas pessoas têm o pensamento de que quanto mais cartões de crédito tiverem, maior será o seu poder de compra. Lamentamos informar que este não é o caso!
Quanto mais cartões de crédito você tiver, melhores serão suas chances de se envolver, então busque um cartão que se encaixe na sua realidade e saiba que, claro, ele não funciona como uma renda extra.
Dica de ouro: Quem sempre vai escolher se o cartão de crédito é ruim ou bom é VOCÊ!
Leia também: 3 dicas para manter suas finanças sob controle nos jogos