Há diversos cartões de crédito oferecidos por fintechs para interessados em contas correntes digitais. Os dois cartões que trouxemos hoje não são exceção.
Inclusive, eles são dois cartões de modalidades diferentes, o cartão Superdigital, que é pré-pago, e o Méliuz, um cartão normal.
O Superdigital é uma das opções disponíveis no mercado para quem tem interesse em um cartão pré-pago, que está disponível para todos os públicos, até mesmo para os negativados.
Mas, se você não conhece ainda essa modalidade de cartão, não se preocupe, pois abordaremos isso também!
Já o Méliuz é um cartão de crédito mais tradicional, por isso oferece um serviço com mais vantagens aos seus clientes, em destaque, temos seu programa de cashback, que oferece condições interessantes – assim como costumam fazer os cartões oferecidos por instituições modernas!
CARTÃO SUPERDIGITAL | CARTÃO MÉLIUZ | |
---|---|---|
ANUIDADE | GRATUITA | GRATUITA |
RENDA MÍNIMA | NÃO EXIGIDA | NÃO INFORMADA |
CONSULTA | NÃO REALIZA | REALIZA ANÁLISE |
BANDEIRA | MASTERCARD PRÉ-PAGO | MASTERCARD |
Qual o melhor cartão: Superdigital ou Méliuz?
Cartão Superdigital
O cartão Superdigital pertence a uma modalidade diferente de cartão de crédito: os pré-pagos. Os pré-pagos são cartões que funcionam de maneira quase que oposta aos cartões normais.
Enquanto para os cartões “normais”, ou pós-pagos, você usa seu limite de crédito disponível, de acordo com o disponibilizado para o seu perfil pela a instituição responsável pelo seu cartão, para os cartões pré-pagos, você primeira “carrega” seu cartão e depois faz uso dele, de acordo com o valor usado para carregar o cartão.
Uma ótima comparação, para facilitar seu entendimento, é pensar nisso como um chip de plano pré-pago para celular.
Além disso, essa modalidade de serviço acompanha uma série de vantagens e desvantagens – naturalmente –, e são elas, inclusive, que possibilitam algumas das condições oferecidas pela Superdigital, como atender ao público com “nome sujo”.
E quanto às características desse cartão, como anuidade, renda mínima, consulta e bandeira: A anuidade do cartão é gratuita, não é algo especialmente raro entre os cartões pré-pagos, mas, também não é sempre o caso.
Já a renda mínima exigida e a consulta do SPC, Serasa ou uma análise geral do seu perfil de crédito, não são necessárias. Somente por conta da modalidade pré-pago. Uma vez que você estará pagando antecipadamente, dessa forma, as instituições financeiras não tem porquê se preocuparem se você pagará pelo que gastou.
A bandeira para ele é a Mastercard, na variante pré-paga, exclusiva dos cartões pré-pagos. E a Superdigital é uma das dez instituições que trabalham com esse cartão! Já no departamento de vantagens, podemos encontrar:
- Cobertura internacional;
- Cartão virtual, aceito tanto em aplicativos quanto lojas virtuais;
- Sem consulta ao SPC e Serasa;
- Livre de anuidade;
- Maior controle dos seus gastos;
- O valor da taxa de câmbio é descontado na hora, ou seja, nada de surpresas.
Pontos Positivos do cartão Superdigital sobre o cartão Méliuz
As vantagens do cartão de crédito pré-pago Superdigital, quando comparado ao cartão Méliuz, estão concentradas na facilidade de acesso ao cartão quando comparado a um cartão pós-pago.
O fato dele ser um cartão de crédito pré-pago também é uma grande vantagem, para quem preferir essa modalidade de cartão de crédito.
Cartão Méliuz
Embora tenhamos dito que o Méliuz é um cartão “normal”, anteriormente, é importante ressaltar que isso está relacionado a ele ser um pós-pago, ou seja, funciona como a maioria dos cartões de crédito que conhecemos – você recebe um limite, usa como desejar e, depois, paga a fatura.
Além disso, esse cartão possui as principais características de um cartão de crédito oferecido por uma fintech – lembre-se, ambas Superdigital e Méliuz são financeiras dessa categoria.
Então, é natural que o cartão Méliuz seja livre de anuidade, assim como boa parte dos principais cartões oferecidos por fintechs – o roxinho (cartão Nubank), cartão C6 bank, cartão Inter, etc.
Mas, mesmo que esse cartão oferecido pela Méliuz ainda seja uma novidade no mercado, não estando disponível para todos, a Méliuz promete que seus serviços sempre serão livres de taxa de anuidade.
Para ter o cartão da Méliuz, não basta abrir sua conta na instituição e solicitar o cartão, você precisa se inscrever na lista de espera.
Já a renda mínima não é informada pela Méliuz em sua página oficial de informações sobre esse cartão de crédito.
Por outro lado, sabemos que a instituição realiza uma análise do perfil de crédito de seus clientes, antes de aprovar sua solicitação.
A bandeira, outro detalhe importante, também não é completamente esclarecido. Mesmo que saibamos que o cartão é emitido sob a bandeira do Mastercard, não sabemos qual a variante para esse cartão.
A variante é tão importante quanto a bandeira em si, já que é ela que diz quais benefícios o respectivo cartão tem direito.
Entretanto, vamos considerar que ele é emitido sob a variante Mastercard Gold, assim como a maioria dos cartões emitidos por outras fintechs, que possuem seus cartões “básicos” emitidos sob essa bandeira e variante.
É extremamente raro observarmos uma instituição que oferece um cartão sob a variante Standard – a mais básica oferecida pela Mastercard –, e quando emitem, em geral, são instituições mais tradicionais, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Itaú.
É por isso que podemos fazer essa dedução com certa confiança, mas, se estiver realmente interessado no cartão, recomendamos consultar essa informação com a Méliuz.
Os benefícios para o Mastercard, na variante Gold são:
- Seguro Proteção de Preço;
- Seguro Compra Protegida;
- Garantia Estendida Original;
- Ofertas Especiais Mastercard;
- Mastercard Surpreenda;
- Mastercard Global Service.
Ademais, a Méliuz também oferece benefícios para seus clientes. Entre eles, o principal, com certeza, é seu programa de cashback.
Contudo, talvez por conta do cartão ainda não estar totalmente aberto ao público, não é informado exatamente quanto de retorno é possível obter neste programa.
Mas, o maior diferencial deste programa, quando comparado a outros da categoria, é que ele permite que você receba seu dinheiro tanto em reais, como em também, em criptomoedas.
Todavia, a única que temos informação de estar disponível é o bitcoin, embora seja informado que também seja possível retornar o valor em outras criptomoedas.
E também, podemos citar:
- Cobertura Internacional;
- Possibilidade de saque na rede de caixas eletrônicos Banco24Horas;
- Cartão Virtual;
- Envie e receba transações PIX gratuitamente com sua conta digital Méliuz.
Pontos Positivos do cartão Méliuz sobre o cartão Super Digital
A maior vantagem do cartão Méliuz sobre o cartão Superdigital, sem sombra de dúvidas, é o seu programa de cashback. Embora um tanto incomum, não seria de se estranhar que um cartão pré-pago possuísse um programa desse tipo.
E ao contrário do que você talvez imagine, ele ser um cartão pós-pago não é necessariamente uma vantagem; isso irá depender dos interesses de cada perfil de cliente.
Pontos em comum entre o cartão Superdigital e o cartão Méliuz
Os cartões Superdigital e Méliuz, mesmo pertencendo a categorias de crédito diferentes possuem algumas características interessantes em comum.
Entre elas, as que são importantes de destacar são:
- Cobertura internacional;
- Livre de anuidade;
- Ambos são cartões emitidos sob a bandeira do Mastercard, embora as variantes sejam diferentes;
- São cartões vinculados a contas digitais gratuitas;
- São serviços e produtos oferecidos por fintechs.
Qual a melhor escolha?
Entre o cartão de crédito pré-pago Superdigital e o cartão Méliuz, não há uma melhor escolha; mesmo que a primeira vista o Méliuz provavelmente agrade mais.
Especialmente por conta de seu programa de cashback, dada as diferenças nas modalidades de crédito dos cartões, eles serão melhores ou piores dependendo do público – isso é, seu perfil, caro leitor.
Para pessoas com “nome sujo”, com certeza, o cartão Superdigital é muito mais tentador; primeiro, porque ele está disponível para esse público, já que serem aprovados em uma análise de crédito é algo extremamente difícil. Além de evitarem a possibilidade de se envolverem em novas dívidas.
Mas, é claro, esse cartão também é recomendado para outros públicos. Por exemplo, quem desejar ter um maior controle dos seus gastos, sem desejar abrir mão das vantagens de ter um cartão de crédito, com certeza, o Superdigital também parece uma boa opção.
Já para quem prefere um cartão “mais normal”, o Méliuz também é uma das opções a serem consideradas. Claro, você também precisa ponderar se deseja se vincular a uma nova instituição, para ter acesso ao cartão. Para a Superdigital, também não é diferente.
Além disso, mesmo que comparado a outros cartões de crédito de sua categoria, como o roxinho – que mencionamos anteriormente –, o cartão Méliuz é um bom oponente.
Sua conta digital acompanha todas as características e vantagens que a maioria das contas digitais possuem, como transações PIX ilimitadas e gratuitas, saques na rede de caixas eletrônicos Banco24Horas e etc.
Seu cartão também não deixa a desejar, livre de anuidades e mesmo assim, oferece um serviço de cashback interessante, especialmente para o público interessado em criptomoedas.
Portanto, assim como mencionamos anteriormente, é importante que o leitor pondere sobre suas necessidades e prioridades, para escolher o melhor serviço para si mesmo.