As pessoas que necessitam parcelar a compra de um bem precisam estar muito atentas a isso em situações de score baixo, visto que essa negociação costuma ser difícil e dar muita dor de cabeça.
A explicação é o fato de o score ser um fator bem determinante para conseguir a aprovação ou não de um financiamento, especialmente considerando que o números de inadimplentes só cresce no Brasil.
Se você está nessa situação e precisa contratar um empréstimo, veja se é possível e como conseguir mesmo com score baixo.
O que é o Score de crédito
Mas, para começo de conversa, é necessário entender o que é o score de crédito. Em linhas gerais, consiste em uma avaliação individual que cada consumidor recebe dos órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC e Serasa.
Seria uma “nota”, uma avaliação que cada consumidor brasileiro recebe quando se trata de lidar com empréstimos e outros aspectos da vida financeira. E quando o assunto é financiamento de veículos, o score é usado pelas financeiras e bancos para avaliar o risco de crédito.
Na prática, dar empréstimo para alguns clientes é algo arriscado, enquanto para outros, nem tanto. É por tal motivo que o score influencia muito em empréstimos.
Atualmente não existe nenhum limite mínimo de score para conseguir o financiamento de um carro, o que se sabe é que os scores vão de 0 a 1000. Desse modo, é claro que uma pessoa que tenha o score mais perto de 1000 conseguirá mais fácil do que aquela que tem o score perto de 0.
Qual o valor mínimo de Score para contratação de um financiamento?
Para comprar um carro, o score mínimo que geralmente é aprovado está acima de 400. Todavia, existem meios de você conseguir ter o financiamento aprovado mesmo com score baixo.
A primeira dica é tentar dar uma quantia em dinheiro como entrada no automóvel, o que acabará diminuindo o valor do empréstimo. Assim, se você tem um dinheiro guardado e quer investir no seu carro, considere usá-lo de entrada.
Os bancos costumam pedir 20% do valor do carro como entrada, o que baixa o valor do score mínimo exigido, sendo entre 500 e 600.
A segunda dica é tentar um empréstimo em uma fintech. Muitas oferecem empréstimos que saem mais barato que um financiamento.
Como você pôde ver, não é impossível ter um financiamento aprovado com score baixo. É necessário pesquisar quais instituições oferecem o serviço nessa condição. Confira algumas abaixo:
O Banco Inter
O Banco Inter é um banco digital que tem conquistado muitos clientes devido à sua abertura de conta facilitada e sem taxas e cartão sem anuidade.
Outro ponto positivo é que essa instituição costuma oferecer seus produtos digitais mesmo para pessoas que têm um score baixo ou que estão com o “nome sujo” junto aos órgãos de proteção ao crédito.
O Banco Original
Essa também é outra alternativa de banco digital para as pessoas que estão com um score baixo. Além disso, o banco Original facilita a vida de seus clientes ao oferecer opções de contas e cartões para aqueles que estão nessa situação.
É claro que existem outros fatores além do score baixo que dificultam a vida de quem precisa de um precisa, como ter pendências na Receita Federal ou INSS. Analise se você tem pendência nesses órgãos e logo realizará o sonho do carro novo.
Leia também: Seguro de cartão de crédito existe? Como funciona?