O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, pode ser parcelado com o cartão de crédito. Para quem não sabe, essa é uma nova modalidade que está disponível desde 2019.
Para quem tem carro, essa é mais uma despesa que tem que ser paga sempre no início do ano. Por se tratar de um valor bastante significativo para diversas famílias, na grande maioria das vezes, o cumprimento deste compromisso financeiro gera desestabilização no orçamento.
Como pagar o IPVA no cartão de crédito?
Essa nova modalidade de pagamento permite uma maior organização financeira e fará uma grande e importante mudança na vida de muitas famílias. O que antes deveria ser pago em uma cota única ou em no máximo 3 vezes, passou a ter um parcelamento mais longo, entretanto, vale a pena atentar-se aos juros, pois pela extensão das parcelas talvez eles fiquem um pouco alto.
Por isso, antes de optar por essa modalidade analise e organize-se para não prejudicar-se ainda mais futuramente.
Onde pago o IPVA com cartão de crédito?
O pagamento do IPVA pode ser realizado diretamente na sua cidade, nos postos do Denatran ou um Detran da sua cidade, mas além destes pontos de recebimentos, algumas empresas também são autorizadas e credenciadas a prestar este serviço.
Uma outra forma fácil, rápida e também muito utilizada é o pagamento online, diretamente pelo site.
Qual é o site do Detran?
Cada estado terá um site, abaixo listaremos alguns. Entre eles, existe muita semelhança, caso o Detran do seu estado não esteja listado abaixo, basta apenas trocar a sigla ao final do site, pela sigla do seu estado. Exemplo: www.detran.(siglaseuestado).gov.br.
Quanto ao endereço eletrônico do Denatran, este é o mesmo para todos os estados.
Acre – www.detran.ac.gov.br.
Distrito Federal – www.detran.df.gov.br
Pará – www.detran.pa.gov.br
Rio Grande do Sul – www.detran.rs.gov.br
Santa Catarina – www.detran.sc.gov.br
São Paulo – www.detran.sp.gov.br
Rio de Janeiro – www.detran.rj.gov.br
Quais são as vantagens e desvantagens de pagar o IPVA no cartão de crédito?
Manter as contas em dias é sempre uma grande vantagem, independente de qual seja o órgão que você deva ou o tamanho do seu débito, seja ele grande ou pequeno. Estar regularizado, principalmente com o IPVA é a certeza de ter seus deveres e também direitos todos assegurados, independente da forma de pagamento, seja ela em cota única ou parcelado em 12 vezes.
No entanto, como, a grande maioria das coisas, tudo que tem sua vantagem, também tem sua desvantagem. E com o pagamento parcelado do IPVA, não é diferente.
Além da possibilidade de altos juros, constata-se, também, que se você decidir pagar o seu débito de IPVA dividido em 12 vezes no cartão, considerando que este é um compromisso que deve ser cumprido anualmente, mesmo que com parcelas pequenas, você sempre estará devendo.
Talvez você não veja este fato como algo totalmente negativo, já que pelo menos conseguirá quitar as parcelas sem atraso. Entretanto, se faz necessário refletir na melhor e mais vantajosa alternativa para o seu bolso.
Leia também: Seguro auto do C6 Bank pode custar a partir de R$ 5 ao mês