Em 23 de setembro de 2021, o Banco Central publicou a resolução 142 contendo novas medidas de segurança contra fraudes e fraudes financeiras, com a qual, a partir de 4 de outubro, todas as instituições foram obrigadas a estabelecer novas regras de limites e prazos para Pix, TED, DOC, débito e recibos.
O que mudou?
Limite noturno: O limite para pagamentos por boleto (Pix, TED) passou a ser de R$1.000 para transações entre 20h00 e 18h00.
É possível pagar recibos bancários entre as 20h00 e as 18h00?
Depende, as novas medidas de segurança do Banco Central só valem para as operações entre Pessoas Físicas, ou seja, o pagamento dos recebimentos a beneficiários de Pessoas Jurídicas (PJ) segue as regras em vigor.
Informamos que o prazo para liquidação de pagamentos por boleto bancário é de no máximo 3 dias úteis.
Quero pagar boletos mais caros, e agora?
Para efetuar o pagamento de recibos de valor superior a R$1000, entre 20h e 18h, é necessário entrar em contato com a instituição financeira, por meio de seus canais de atendimento, e efetuar a solicitação.
Esse processo pode levar de 24 a 48 horas.É também uma das medidas de segurança tomadas pelo Banco Central para evitar fraudes em sua conta bancária.
Outras medidas
Além disso, o Banco Central decidiu que as novas medidas podem entrar em vigor em 16 de novembro.
Uma delas é que o banco poderá pré-bloquear uma conta por um período de 72 horas, caso seja identificada uma tentativa de fraude.
Para tal, deve ser emitida uma notificação e um mecanismo de verificação das informações de uma chave PIX.
bancos serão responsabilizados se a fraude for comprovada devido a falhas nos mecanismos de segurança.
A notificação de infração deixará de ser opcional e passará a ser obrigatória. O mecanismo visa permitir que os bancos registrem a marca na chave PIX, no CPF / CNPJ e no número da conta do usuário quando houver “suspeita justificada de fraude”.
Além disso, esses dados serão compartilhado com outras instituições financeiras para aumentar os mecanismos de prevenção de fraude
Você pode cobrar taxas de boleto?
é uma prática abusiva e ilegal que contraria o disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Esse custo é destinado a quem utiliza o serviço da instituição financeira e não pode ser repassado ao consumidor.
Qual é a taxa de emissão do boleto?
A comissão do boletim, também conhecida como TEC – Taxa de Emissão do Cartão / Boleto, é a comissão cobrada pela emissão do recibo, essas taxas variam dependendo da negociação com o banco ou emissor do recibo, mas geralmente variam entre R $ 3,00 e 8,00 BRL.
O que acontece se eu não pagar o boleto?
Infelizmente, o não pagamento do recibo do banco pode diminuir a pontuação do consumidor. Então, se o consumidor está com a conta atrasada e com pagamentos em atraso ou com dívida negativa, sua a pontuação do score de crédito será baixa.
Leia também: AliExpress: Descubra como fazer compras com segurança e economia!