Nosso texto contém informações sobre a nova forma de transferência desenvolvida pelo Banco Central, o PIX. Com ele você consegue realizar pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana e, o melhor, o dinheiro cai direto na conta da pessoa que você enviar e na hora.
O PIX foi criado para facilitar a nossa forma de realizar pagamentos e transferências bancária. o Banco Central pensando na sua comodidade e na praticidade do dia a dia criou esse novo sistema de pagamento de forma instantânea.
Sabemos que hoje em dia, cada vez mais, as pessoas buscam rapidez e agilidade em tudo o que fazem, principalmente em serviços bancários e o PIX veio para ajudar a descomplicar as transferências bancárias que, muitas vezes, causam dor de cabeça.
Formas de pagamento pelo PIX
O PIX já está disponível para todas as pessoas que queiram realizar transferências ou pagamentos, tanto para estabelecimentos, como para seus amigos ou familiares.
Quanto à forma de pagamento utilizada pelo PIX, existem duas formas: pagamento por chaves ou por código QR Code, abaixo explicaremos como funciona cada uma delas.
Saiba mais sobre as duas formas de realização de pagamentos e transferências de forma gratuita e 24 horas por dia todos os dias da semana, lendo o nosso texto.
Pagamentos via Chaves
Para realizar pagamentos utilizando as chaves, você deve criar uma chave PIX no seu banco, essa chave poderá ser suas informações pessoais como, e-mail, telefone, CPF, CNPJ ou ainda uma chave aleatória.
O pagamento via Chaves é muito mais facilitado comparado a antiga forma de fazer transferências, quando era necessário a solicitação de dados pessoais e dados da conta, dentre outras diversas informações. Agora a chave PIX substitui todas estas informações.
Para transferir dinheiro para outra pessoa, você deve informar a chave PIX que ela cadastrou no banco dela, assim você conseguirá completar o pagamento.
Existem algumas normas e informações que às vezes as pessoas não sabem sobre o PIX e que são muito importantes:
- Você não poderá cadastrar uma mesma chave em contas diferentes, por exemplo, você deverá cadastrar em um banco X o seu telefone ou seu email ou qualquer outra chave e no banco Y você deverá cadastrar qualquer outra chave, desde que não seja a mesma do banco X.
Existem limites de chaves que poderão ser cadastrados por conta, para contas de pessoas físicas o limite é 5 chaves cadastradas, já para pessoas jurídicas o limite são 20 Chaves cadastradas.
Pagamentos via QR Code
Nesta forma de pagamento via código QR Code, é ideal para realizar pagamentos de contas mensais, como por exemplo: contas com código de barras, contas de energia elétrica, água e boletos mensais.
Com este estilo de pagamento, você deve utilizar a câmera do seu celular e apontar para o código QR Code ou código de barras da conta que você quer pagar e com isso você realiza a transação.
Leia também: uConecte: Os melhores empréstimos na palma da sua mão!