As instituições financeiras utilizam o CPF para identificar quem se caracteriza como um consumidor que cumpre com seus compromissos financeiros dentro do prazo. Após uma minuciosa análise os bancos liberam ou recusam o limite de crédito a determinadas pessoas.
Caso você seja um mal pagador, o banco saberá disso por conta do seu histórico com o CPF, e, além de não te liberar tão facilmente o crédito necessário, as dúvidas sobre esse juros podem cada vez aumentar mais.
Agora que você também sabe mais uma utilidade para o seu CPF, vamos te mostrar uma forma mais fácil de você descobrir quem acessou ele. Mas claro, para um melhor entendimento sempre procure sua agência bancária.
Solicitando o histórico de consultas ao seu CPF no Serasa e SPC
É possível ter acesso ao histórico de consultas do seu CPF ao realizar a solicitação junto a Serasa. A solicitação pode ser feita através de uma agência bancária ou do envio de uma carta ao órgão. O prazo máximo para o retorno da instituição pode ser de até 10 dias. Vale ressaltar, que se faz necessário ter em mãos a cópia autenticada do seu CPF e RG.
Já para ter acesso no SPC é um pouco mais complicado, você precisa assinar um produto que é vendido, O ‘Radar Pessoal’. Mas essa assinatura possibilita além de ver quem acessou seu CPF, também ver seu score de pontuação, ver se há dívidas pendentes e você pode ver se vai ficar negativado mesmo antes dela acontecer.
Você receberá todas essas possibilidades da assinatura chegando no seu email, basta acessar o site do ‘Consumidor Positivo’, e ir no menu e acessar a aba ‘Radar Pessoal’.
O que muda entre consultar seu CPF em um órgão ou em outro
A diferença de consultar no Serasa ou SPC, é apenas o valor. Enquanto no Serasa o cidadão consegue ter acesso aos dados sem nenhum gasto financeiro, no SPC ele precisará pagar um valor ‘X’ por mês, mas terá também alguns benefícios há mais.
O SPC tem outra diferença, mesmo ele sendo pago, ele apenas é cobrado no 4º mês de uso, ficando uma cobrança anual de R$119,90 reais.
Sabia que você pode pegar empréstimos pelo Serasa?
Muitas pessoas não sabem que podem pegar empréstimos no Serasa. Mesmo ele sendo o mais simples dos dois já mencionados anteriormente, o Serasa além de ainda ter alguns benefícios, agora pode-se pedir empréstimos, e o melhor você pode estar ou não com o CPF negativado.
Como funciona o Serasa eCred?
Como já foi mencionado anteriormente, o seu CPF não precisa estar limpo, é só você entrar na plataforma do Serasa, e escolher qual crédito pedir e enviar tudo para o Serasa eCred.
Após esse empréstimo ser analisado pelos empresários, eles poderão te mandar uma contraproposta que seja mais adequada para o momento e conforme a política da empresa.
Mas você poderá fazer mais simulações e enviar para o eCred quantas vezes quiser e ver qual empréstimo se encaixa mais para suas dívidas naquele momento.
Vale ressaltar também, que além de poder mandar quantos simulados quiser. E não se preocupe! Este fato não afetará seus pontos nem no score do Serasa e nem no score do SPC.
E caso alguma proposta tenha lhe chamado atenção e você decida aceitar, você poderá acessar direto pelo site do Serasa e assinar, ademais, logo em seguida o dinheiro já está na sua conta.