Algumas pessoas têm dúvidas e ficam assustadas quando encontram seu nome no SCR, e ficam se perguntando o que significa essa sigla.
Por isso, neste texto, iremos explicar tudo para você sobre o SCR, acompanhe o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas.
SCR, o que é?
Administrado pelo Banco Central, o SCR é o sistema de informação de crédito e funciona como se fosse um currículo de todas as informações de crédito.
Caso você tenha realizado uma compra em seu cartão de crédito e tenha realizado o parcelamento, provavelmente seu nome está no SCR, mas não é nenhum motivo para você ficar desesperado e preocupado, isso não significa que você tenha dívidas ou pendências em seu nome.
O SCR é um sistema que contém diversas informações sobre empréstimos e financiamentos, ou seja, todas as operações de crédito, também está disponível nele, o limite de crédito que você tem pela sua instituição financeira.
O SCR nada mais é que um currículo com todas as informações que as instituições financeiras atualizam mensalmente sobre todas as suas informações de crédito acima de R $200.
Como funciona o SCR?
O SCR é um sistema recebedor de informações de crédito de todas as instituições cadastradas pelo banco central.
Todos os meses as instituições financeiras e bancos enviam relatórios de todos os seus clientes para esse sistema, onde é feito uma análise e todas as suas informações sobre compras parceladas em empréstimos e financiamentos ou até valores que estejam em atraso serão registrados nesse sistema.
Esse sistema é muito importante, pois através dele o Banco Central acompanha todas as operações de crédito no sistema financeiro e ele também pode ser usado por diversas instituições de crédito, para analisar a situação de pessoas que poderão fazer petição de empréstimos ou financiamentos.
Através do SCR a instituição poderá analisar o crédito dessa pessoa e ver se deve ou não conceder o pedido de crédito.
O SCR é uma restrição?
Muitas pessoas acabam confundindo SCR com outras instituições que são de análise de crédito, mas o SCR não é uma lista de restrição. Caso você tenha cadastro neste sistema, não se preocupe, pois seu nome não está nem restrito, nem sujo.
E pense somente pelo lado positivo, o SCR pode ser até uma ajuda como forma de aumentar a sua chance de conseguir um empréstimo ou financiamento.
Tem como retirar seu nome do SCR?
Não é possível tirar seu nome do SCR pois diferentemente da Serasa e do SPC que são órgãos de proteção ao crédito, no SCR as informações são apenas consultadas no sistema e, por conta disso, não tem como retirá-las.
Como consultar o SCR?
É possível consultar o SCR acessando o extrato do registro de informações, esse é o sistema que informa a todos os cidadãos, todos os dados disponíveis de cadastros que são administrados pelo Banco Central.
Outra forma de acessar as informações do SCR é através da central de atendimento do Banco Central que pode ser consultada de forma presencial ou via correspondência.
Leia também: Sacando dinheiro com o Pix: Conheça o Pix Saque e o Pix Troco