O WhatsApp é um app que por si só já facilita a vida de muitas pessoas com a praticidade em mandar mensagens para qualquer um e em qualquer lugar. Mas para ficar ainda melhor, ele é atualizado, periodicamente, com ainda mais recursos que ajudam no dia a dia.
Dessa vez, a nova atualização trouxe uma ferramenta para realizar pagamentos. E se enviar dinheiro para alguém fosse tão fácil como enviar uma mensagem, ou até mesmo uma foto? Seria muito bom, não é mesmo?
Pois é, justamente, essa a proposta que o WhatsApp Pay trouxe! Este serviço possibilita que os usuários realizem pagamentos de uma forma muito rápida e prática.
Ficou curioso para saber mais e como fazer para usar este novo serviço?! A partir do próximo tópico vamos te passar todas as informações que você precisa saber!
O que é o WhatsApp Pay e como ele funciona?
O WhatsApp Pay chegou recentemente ao Brasil e muitas pessoas já estão curiosas para saber qual é, de fato, o seu diferencial.
Ele nada mais é do que um serviço de pagamentos que é utilizado dentro do próprio WhatsApp, permitindo que o usuário envie e receba dinheiro de uma forma tão simples quanto se estivesse enviando uma foto para um amigo.
Este serviço existe há mais de 1 ano, mas o Banco Central do Brasil (BACEN) solicitou que antes de ser lançado ele passasse por um período de testes, para ter certeza de que realmente funcionava e era seguro. Agora, após ser aprovado pelo Facebook Pay, ele já pode ser usado.
Hoje em dia não tem quem não use o WhatsApp, seja para o trabalho ou para falar com amigos e familiares. Então o fato de conseguir efetuar uma transferência na própria conversa que você já está realizando é extremamente prático e cômodo.
Já estará tudo ali, bem na sua frente!
E para quem fica com vergonha de cobrar pessoalmente o valor que o amigo deve, é possível agora solicitar que a pessoa te pague ou até mesmo lembrar que uma determinada transferência deve ser feita.
A ideia deste serviço é relativamente simples, mas ao mesmo tempo muito inovadora. Nele você configura seu cartão de débito e já pode realizar suas transações.
É seguro?
É normal, ainda mais nos dias de hoje com tantos golpes pela internet, ficar com receio quando o assunto envolve informar dados bancários, mas este serviço foi autorizado pelo BACEN, portanto pode confiar pois é bastante seguro.
É necessário que você tenha uma conta em um dos diversos bancos que aceitam este serviço, um cartão de débito e uma conta no Facebook Pay, que é a empresa responsável por gerenciar estes pagamentos.
Não precisa se preocupar, pois o WhatsApp não terá acesso ao seu dinheiro e nem às suas informações bancárias, sendo tudo protegido por criptografia. Sem contar que o PIN do Facebook Pay e a autenticação por biometria também auxiliam na proteção e segurança dos seus dados.
Muitos brasileiros ainda estão desconfiados com esse novo serviço, mas é possível assegurar que não há riscos!
Como ter acesso ao WhatsApp Pay?
Por ser um serviço que ainda é considerado novo, pode ser que demore uns meses até que todos possam utilizar este app, com uma estimativa de que isso ocorra até o final deste ano.
Para quem já tem esse serviço disponível e quer usar, é necessário atualizar o WhatsApp para conseguir. Se você não sabe se o seu está atualizado ou não, é possível verificar através da loja de app do seu celular.
É necessário também ter uma conta em um banco que aceite este sistema e que forneça um cartão de débito ou nas bandeiras Visa ou Mastercard, só assim você vai conseguir realizar pagamentos.
Alguns bancos que já aceitam este serviço são:
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Next;
- Nubank;
- Sicred;
- Woop;
É importante lembrar que para a utilização desse serviço é obrigatório ter mais de 18 anos. Nunca forneça dados falsos, pois o Facebook Pay vai verificar isto ao pedir seu CPF.
Como configurar meu celular?
Antes de qualquer outra coisa, é necessário que o usuário configure o telefone. Mas não se preocupe, pois é algo bem fácil e trouxemos o passo a passo para você!
- entre em qualquer conversa do seu wpp;
- clique no mesmo ícone que utiliza para mandar a localização (representada por um clipe);
- a opção “Pagamento” estará no centro;
- clique nesta opção e digite um valor para realizar um pagamento;
- acesse a tela de configuração do Facebook Pay;
No Facebook Pay você terá que criar um PIN, informar os seus dados e os do cartão de débito que vai ser utilizado para realizar as suas transações.
Após salvar os dados, verifique a conta por email ou pelo app do seu banco. E pronto! Agora seu dispositivo está configurado e você já pode realizar pagamentos com praticidade pelo WhatsApp Pay.
Agora que está configurado, como fazer um pagamento?
Mais fácil ainda do que configurar, é realizar de fato o pagamento. Para facilitar ainda mais, trouxemos mais um passo a passo!
- abra a conversa da pessoa para quem você quer pagar;
- clique no botão que é geralmente usado para enviar localização (representado por um clipe de papel);
- escolha a opção “pagamento”, que se encontra no centro;
- digite o valor desejado;
- se você quiser pode deixar uma mensagem junto ao pagamento (identificando do que se trata);
- selecione a forma de pagamento;
- digite o PIN que foi criado anteriormente e confirme;
E está feito! O seu contato receberá o dinheiro no mesmo momento. Muito simples e prático, não é?
E a melhor parte que merece ser destacada é: não possui nenhuma taxa ou qualquer tipo de cobrança.
Mas atenção, o valor máximo por transação é de R$1.000,00. E por mês o limite é no total de R$5.000,00. Sendo, além disso, limitado a 20 transações diárias para cada usuário.
Além destas limitações, você só poderá realizar um pagamento para quem também tem cadastro no serviço.
Leia também: Análise de crédito: Saiba o que é e como funciona!